domingo, 4 de setembro de 2011

Setembro, mês inspirador!

Abra a janela e veja o que espera...

           É tempo de voltar à vida, abrir as janelas da alma e deixar a luz entrar para colorir o espírito e aquecer o coração! Meio místico? Nem tanto. A primavera traz de volta o impulso para a vida que precisa se renovar e garantir a sobrevivência das espécies. Essa é a estação do ano descrita por inúmeros poetas, cantores, educadores, idealistas, tema de várias músicas, poesias e textos que falam sobre natureza e amores perdidos.
            Tim  Maia inspirado na nova estação declara o seu amor cantando: “Te amo, é primavera, te amo , meu amor! Trago essa rosa...” Já, Cecília Meireles com toda a sua delicadeza nos leva ao mundo das paisagens líricas através dos versos: “ Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas de sua perpetuação...”
            O hit clássico do U2  “Beautiful  Day” fala sobre a beleza das flores, das paisagens, do céu, do vento... atingindo em cheio   os corações dos amantes da primavera. Los Hermanos é infalível para falar das belezas da estação e dos amores passados. "Primavera se foi e com ela meu amor / Quem me dera poder consertar tudo que eu fiz / O perfume que andava com o vento pelo ar/ Primavera soprando pr'um caminho mais feliz"
            O extraordinário Paulo Freire, considerado  importante educador, consagrado no mundo inteiro como um inovador na alfabetização para jovens e adultos.  Desabafa  em  sua última obra, publicada após sua morte: “Pedagogia da Indignação “ É preciso esperar, na forma em que esperas,/porque esses recusam a alegria de tua chegada./ desconfiarei também daqueles que visam dizer-me,/ com palavras fáceis, que já chegaste,/  porque esses, ao anunciar-te ingenuamente,/ antes te denunciam./ Estarei preparando a tua chegada/  como o jardineiro prepara o jardim/ para a rosa que se abrirá na primavera.”
             Sol de Primavera é mais uma canção que fala da nova  estação para recomeçar ou dar mais uma chance para um relacionamento perdido. "Sol de primavera, abre as janelas do meu peito / a lição sabemos de cor / só nos resta aprender"- Beto Guedes.
            A primavera pode ser a estação do resgate de relacionamentos, mas também um momento de amores passageiros, como na canção de Donna Summer: "Spring affair, spring affair / spring affair and I'm hung up on you / spring affair, spring affair, spring affair / and we've got something new" (Amor de primavera, estou gamada em você / Amor de primavera, e temos algo novo).
            E até mesmo o admirável Che Guevara,  revolucionário socialista mais famoso do século XX,  levantando a bandeira dos  ideais de liberdade e igualdade bradou:"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.”
            E quem na sua infância  não declamou os singelos versos  de Olavo Bilac : “Eu sou a Primavera !/Está limpa a atmosfera,/ E o sol brilha sem véu ! ?/ Todos os passarinhos / Já saem dos seus ninhos, /Voando pelo céu...”
            E ela fica fascinante nos versos fúnebres de Alberto Caeiro que morreria contente se morresse na véspera de sua chegada:  Se soubesse que amanhã morria / E a primavera era depois de amanhã, / Morreria contente, porque ela era depois de amanhã. / Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?”
            E como catequista, apaixonada pela Palavra, não poderia deixar de falar das maravilhas de Deus em  relação a criação, contidas no primeiro capítulo do livro de Gênesis, o acaso não pode explicar a complexidade da biodiversidade existente, mas o poder de Deus pode fazer o impossível criando as plantas, que seriam o alimento dos seres vivos, conforme sua espécie. Deus mostra grande cuidado no planejamento da criação,  pois cada coisa foi feita precedendo outra e estabelecendo bases para sustento e cuidado na criação como um todo. “Deus  disse: Produza  a terra plantas, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez... . E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o terceiro dia”.
            Saúdo  a Primavera com imagens e emoções adormecidas no silêncio do Inverno. E com a Primavera abrem-se os livros, brotam da gavetas os poemas que hibernavam e os poetas podem enfim cantar, e  eu, pobre mortal entre esses imortais não posso esquecer da lição:"Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira." Que belo legado, quanta sabedoria nos deixou a nossa poetisa Cecília Meireles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galera, agora está disponível a opção de fazer comentários anonimamente. Antes de comentar leia as recomendações:
• Palavrões, xingamentos e vários termos ofensivos não serão tolerados.
• Não queremos que você tenha a escrita de um jornalista. Mas evitar palavras muito abreviadas ou escritas incorretamente.